quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Criando Painel Folclore com; tinta guache, passo a passo; ( alunos Pré II B vesp.)








        Desafio que estou fazendo com minha turminha, levei pra sala de aula o esboço a lápis do Painel que quero que eles desenvolvam com minha ajuda e incentivo.
        Começaram colorindo a nuvem de azul bem clarinho que fiz a mistura de tintas explicando como chegar a esse tom, em seguida a grande montanha com verde escuro, adicionando no verde um pouco de preto e um pouquinho de branco para dar um tom de cinza, ficou dez, em um dos cantos do painel criaram o sol no tom alaranjado, depois pintaram o gramado logo a baixo das montanhas com verde claro, depois veio a beira mar com marrom claro, imitando a beira do barranco entre a grama e a água. Logo após a água do mar com azul claro mais forte e por último; a pedra no meio do mar onde estará a tomar sol a Iara na conclusão do painel!
        Estou postando aqui minha experiência com as habilidades dos meus aluninhos, espero que gostem, se possível deixem seu comentário, brigada.                                    


                                                                                                                     Prof. Zita de Souza


segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Pintura, recorte e colagem com EVA;


Contar a lenda do Saci, para a turma, explorar sobre a roupa e a carapuça, em seguida, distribuir a atividade para que pintem o Saci, recorte em EVA vermelho o short, a carapuça e colem no Saci.

domingo, 21 de agosto de 2016

Atividade de pintura, desenho, colagem e modelagem

Objetivo(s) 
  • Desenvolver a autonomia.
  • Promover o percurso criador em atividades de pintura, desenho, colagem, modelagem.
Ano(s) 
Creche
Material necessário 
  • argila
  • cola
  • giz de cera
  • papéis
  • potes de tinta
  • caixas de tamanhos variados
  • sucatas miúdas para acabamento (botões, barbantes, purpurina etc.)
Desenvolvimento 
1ª etapa 
Prepare dois ambientes com a seguinte organização: em um deles, disponha sobre uma mesa argila, papéis de tamanhos e espessuras variados. Apresente os materiais para as crianças e deixe que criem desenhos e esculturas, decidindo com o que querem trabalhar e de que maneira vão realizar suas produções. Fique próximo das crianças, orientando quando elas não conseguem utilizar algum dos materiais ou se ameaçam colocar algo na boca, por exemplo. Em outra mesa, disponibilize materiais de acabamento para o trabalho feito no momento anterior. Explique a função dessa etapa: com a colagem de pequenos objetos, como barbante ou purpurina, e pintura de detalhes com cores variadas, podem pensar na finalização das peças.
Avaliação 
Veja se as crianças ficam um tempo maior entretidas na atividade, planejam o que querem criar e escolhem quais materiais utilizar para conseguir o resultado desejado. Esteja atento às necessidades de todos - se estão satisfeitos com o que estão fazendo ou se precisam de auxílio.
Flexibilização 
Os alunos com deficiência motora de qualquer ordem devem ter garantido o acesso aos materiais e ser estimulados a produzir da melhor forma que conseguirem. A ajuda necessária, sempre que possível, deve partir dos colegas, seja para alcançar o pote de tinta, manusear materiais pequenos, ou movimentar pincel e lápis em suas produções. Mais importante que tudo isso, é garantir que todos se sintam autores das próprias obras, o que nem sempre acontece quando a ajuda é muita. Portanto, é fundamental que tanto o professor, quanto as crianças deixem que o aluno com deficiência física faça suas escolhas e, pouco a pouco, aprenda a pedir ajuda apenas para o necessário.
 Referência (http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/atividade-de-pintura-desenho-colagem-e-modelagem)