quarta-feira, 24 de agosto de 2016

PROJETO FOLCLORE




PROJETO
FOLCLORE

Instituição: CMEI Sonho de Criança
Turma; PRÉ II B Vespertino.
Duração; De 22 / 08  á 02 / 09 / 2016.
Prof.: Zita de Souza
                                                                                           
JUSTIFICATIVA:
Para aproximar o folclore da realidade dos alunos na Educação Infantil, inserir nos planos de aula brincadeiras e cantigas de roda (como ponto de partida e não como abordagem exclusiva). Além de estimular o movimento, algo fundamental nessa faixa etária, elas ajudam as crianças a desenvolver a fala. Batucar e dançar ritmos regionais, por exemplo, faz os pequenos entrarem em contato com manifestações artísticas locais, que são expressões de sua cultura. "Começar com aquilo que o aluno traz facilita o entendimento da diversidade cultural",
OBJETIVOS:

·     Estimular a linguagem oral;
Conhecer diferentes histórias/lendas.
 Fortalecer a musculatura.
Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas.
Confeccionar mural.
Desenvolver a atenção, o raciocínio e a criatividade.
 

2ª Feira: Linguagem oral e escrita.
 Ler o livro “A Lenda do saci”.
Contar a lenda explorando as imagens.
Observar que o saci só tem uma perninha;
 Imitar sons das personagens que saci assustou ( galinhas, cavalo);
 Trabalhar a cor vermelha da touca do saci.

Música: Linguagem musical e expressão corporal.
O saci (cantar todos os dias)
Cantar (RÍTMO ATIREI O PAU NO GATO)
O SACI VIVE NA MATA...TÁ...
ELE PULA.....LÁ
NUM PÉ SÓ..SÓ..SÓ...
SE DIVERTE...
O DIA INTEIRO...RO...
   
E ASSUSTA E ASSUSTA...
A VOVÓ...VÓ...VÓ!!!

        Brincar; A queda do chapéu;
Material necessário
Um chapéu.
Desenvolvimento
Os participantes são organizados em círculo. Cada um recebe um número. O educador se coloca no centro do círculo, segurando um chapéu. Inicia a brincadeira atirando o chapéu para o alto e chamando um número. O participante chamado deve correr e pegar o chapéu antes que ele caia no chão. Se o chapéu cair no chão, o jogador sai da brincadeira e o educador continua no centro. Se o jogador conseguir pegar o chapéu, vai para o centro do círculo e continua a brincadeira.

4ª Feira:
Parlenda; A Noivinha do Saci

A NOIVINHA DO SACI
VEJAM COMO É...
COM TOUCA VERMELHINHA
PULANDO SÓ NUM PÉ
FUMANDO CACHIMBINHO
PARECE UMA CHAMINÉ.

Ler o texto com entonação e fazendo gestos.
Repetindo todos os dias para que os alunos aprendam a recitá-lo.
Coordenação motora e equilíbrio. Pular num pé só igual ao saci e sua noivinha.

5° Feira:
     Linguagem musical e expressão corporal.
     Brincadeiras de roda;
     Onde está a margarida.
     Fui no tororó...

     6ª Feira:
     Auditório.

Contar a lenda do saci utilizando fantoche.
Recitar o texto "A noivinha do Saci"
Cantar a música do Saci.

AVALIAÇÃO;
Será feita diariamente, conforme o desempenho da turma, assim com sua participação.






 

































                        

















Nenhum comentário:

Postar um comentário