PROJETO
FOLCLORE
Instituição: CMEI Sonho de Criança
Turma; PRÉ II B Vespertino.
Duração; De 22 / 08 á 02 / 09 / 2016.
Prof.: Zita de Souza
JUSTIFICATIVA:
Para aproximar o
folclore da realidade dos alunos na Educação Infantil, inserir nos planos de
aula brincadeiras e cantigas de roda (como ponto de partida e não como
abordagem exclusiva). Além de estimular o movimento, algo fundamental nessa faixa
etária, elas ajudam as crianças a desenvolver a fala. Batucar e dançar ritmos
regionais, por exemplo, faz os pequenos entrarem em contato com manifestações
artísticas locais, que são expressões de sua cultura. "Começar com aquilo
que o aluno traz facilita o entendimento da diversidade cultural",
OBJETIVOS:
· Estimular
a linguagem oral;
Conhecer
diferentes histórias/lendas.
Fortalecer a
musculatura.
Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas.
Confeccionar mural.
Desenvolver a atenção, o raciocínio e a criatividade.
2ª Feira:
Linguagem oral e escrita.
Ler o livro “A Lenda
do saci”.
Contar
a lenda explorando as imagens.
Observar
que o saci só tem uma perninha;
Imitar sons das
personagens que saci assustou ( galinhas, cavalo);
Trabalhar a cor
vermelha da touca do saci.
3ª Música:
Linguagem musical e expressão corporal.
O saci (cantar todos os dias)
O saci (cantar todos os dias)
Cantar (RÍTMO ATIREI O PAU NO GATO)
O SACI VIVE NA MATA...TÁ...
ELE PULA.....LÁ
NUM PÉ SÓ..SÓ..SÓ...
SE DIVERTE...
O DIA INTEIRO...RO...
E ASSUSTA E ASSUSTA...
A VOVÓ...VÓ...VÓ!!!
Brincar; A queda do chapéu;
Material necessário
Um chapéu.
Um chapéu.
Desenvolvimento
Os participantes são organizados em círculo. Cada um recebe um número. O educador se coloca no centro do círculo, segurando um chapéu. Inicia a brincadeira atirando o chapéu para o alto e chamando um número. O participante chamado deve correr e pegar o chapéu antes que ele caia no chão. Se o chapéu cair no chão, o jogador sai da brincadeira e o educador continua no centro. Se o jogador conseguir pegar o chapéu, vai para o centro do círculo e continua a brincadeira.
Os participantes são organizados em círculo. Cada um recebe um número. O educador se coloca no centro do círculo, segurando um chapéu. Inicia a brincadeira atirando o chapéu para o alto e chamando um número. O participante chamado deve correr e pegar o chapéu antes que ele caia no chão. Se o chapéu cair no chão, o jogador sai da brincadeira e o educador continua no centro. Se o jogador conseguir pegar o chapéu, vai para o centro do círculo e continua a brincadeira.
4ª Feira:
Parlenda; A Noivinha do
Saci
A NOIVINHA DO SACI
VEJAM COMO É...
COM TOUCA VERMELHINHA
PULANDO SÓ NUM PÉ
FUMANDO CACHIMBINHO
PARECE UMA CHAMINÉ.
Ler o texto com entonação e fazendo gestos.
Repetindo todos os dias para que os alunos aprendam a recitá-lo.
A NOIVINHA DO SACI
VEJAM COMO É...
COM TOUCA VERMELHINHA
PULANDO SÓ NUM PÉ
FUMANDO CACHIMBINHO
PARECE UMA CHAMINÉ.
Ler o texto com entonação e fazendo gestos.
Repetindo todos os dias para que os alunos aprendam a recitá-lo.
Coordenação motora e
equilíbrio. Pular num pé só igual ao saci e sua noivinha.
Linguagem musical e expressão corporal.
Brincadeiras de roda;
Onde está a margarida.
Fui no tororó...
6ª Feira:
Auditório.
Contar a lenda do saci utilizando fantoche.
Recitar o texto "A noivinha do Saci"
Cantar a música do Saci.
Contar a lenda do saci utilizando fantoche.
Recitar o texto "A noivinha do Saci"
Cantar a música do Saci.
AVALIAÇÃO;
Será
feita diariamente, conforme o desempenho da turma, assim com sua participação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário